domingo, 15 de maio de 2011

Termos Essenciais da Oração

SUJEITO
É o ser de que se declara alguma coisa.
O sujeito pode ser:
Simples = quando houver uma só palavra (núcleo) nesta função. Por exemplo: O gato é mamífero.
Composto = quando houver mais de uma palavra nesta função. Por exemplo: O gato e o cachorro são mamíferos.
Indeterminado = quando aquele que fala ou escreve deixa de mencionar o sujeito. Por exemplo: Precisa-se de operários.
Nota: Para indeterminar o sujeito, existem dois recursos: 1º) empregar o verbo na terceira pessoa do plural, sem referência a qualquer sujeito mencionado anteriormente. Por exemplo: Arrancaram as árvores da avenida. 2º) empregar o verbo na terceira pessoa do singular, acompanhado do pronome SE e de uma preposição qualquer ou de um advérbio qualquer. Por exemplo: Necessita-se de ferramentas. Vive-se bem aqui. Assiste-se a bons filmes.
Observe-se que o pronome SE, neste caso, é índice de indeterminação do sujeito. E o verbo de tais orações, ou é transitivo indireto ou intransitivo.
Inexistente = há orações que não possuem sujeito. O verbo de tais orações só admitem a terceira pessoa do singular e são chamados, por alguns gramáticos, de verbos impessoais. Por exemplo: Há pessoas na sala. Faz frio aqui. Está calor. Choveu muito ontem.
Oculto = este é o mesmo sujeito simples. Ele não aparece na frase, mas está subentendido. Por exemplo: Sou apaixonado por você. (subentende-se que o sujeito é a primeira pessoa do singular = Eu).
Observação: O sujeito simples(claro ou oculto) e o composto são chamados de sujeito determinado.
PREDICADO
É aquilo que se declara do sujeito se a oração o possui.
Há três tipos de predicado:
Verbal = quando o núcleo do predicado for um verbo transitivo ou intransitivo e, também, sem a presença de um predicativo qualquer. Por exemplo: O aluno leu o livro. (o verbo ler é transitivo direto e o livro é objeto direto).
Nominal = é aquele no qual figura um verbo de ligação(ser, estar, ficar, parecer, permanecer, continuar) devidamente acompanhado de um predicativo do sujeito. Por exemplo: O professor é experiente. (o verbo ser é de ligação e experiente é predicativo do sujeito).
Verbo-nominal = possui um verbo não de ligação e um predicativo qualquer como núcleos do predicado. Por exemplo: Eu considero você inteligente. (o verbo considerar é transitivo direto, você é objeto direto e inteligente é o predicativo do objeto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário